quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Dez dimensões para o uso pedagógico das TICs



   Como as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) podem ser usadas de forma pedagógica? Priscila Gonsales, diretora executiva do Instituto Educadigital, mostra dez dimensões para o uso pedagógico das TICs.

1 Mudança estrutural no tempo e espaço: flexibilidade no horário das aulas, na utilização dos espaços disponíveis na escola e na composição etária das turmas;

2 Estimula a interdisciplinaridade e a integração entre os docentes: favorece a autonomia e a criatividade para a criação e realização de projetos em conjunto;

3 Baseia-se na metodologia de projetos: valoriza não apenas o conteúdo apreendido, mas também o processo educativo vivenciado pelos estudantes;

4 Favorece o desenvolvimento de práticas individuais e/ou coletivas que permitam consolidar a aprendizagem, com ênfase no trabalho diversificado com perfis diferentes de alunos;

5 Promove aulas mais participativas e menos expositivas: aproximando alunos e professores, horizontalizando as relações;

6 Utiliza recurso, ferramentas e demais dispositivos digitais de comunicação: os alunos visivelmente são protagonistas de sua própria aprendizagem;

7 Introduz conceitos da cultura digital: pesquisa e seleção de informações, compartilhamento, colaboração, circulação de conhecimento, uso de licenças livres, uso responsável da internet, multiculturalidade;

8 Desenvolve e/ou utiliza espaços e ambientes interativos em redes (sites, comunidades, blogs) no processo pedagógico: amplia o alcance de comunicação e estimula a autoria de educadores e educandos;

9 Valoriza a intervenção social dos estudantes em benefício de sua comunidade, cidade, estado ou país: possibilita o exercício da cidadania e do empreendedorismo;


10 Cria situações reais e concretas que possam despertar o interesse e a motivação dos alunos para aprender cada vez mais: aprendizado significativo.

Ensino Híbrido = Sala de Aula Invertida





 O ensino híbrido é o resultado da mistura de métodos de ensino presenciais e online promovendo ao aluno experiências mais significativas. O educando escolhe como deseja aprender através de aulas dinâmicas, acessíveis, flexíveis e envolventes que vão de encontro aos seus anseios. O trabalho colaborativo integrado aos conteúdos online abre um leque de oportunidades de aprender mais ativamente. Neste novo paradigma o professor é desfiado a ter habilidades que contemplem facilitar a utilização das ferramentas digitais como: feedback em tempo real, instruções bem claras, enfim que possa oportunizar aos alunos formas interessantes de aprender seguindo as suas expectativas. O nome de “sala de aula invertida” que é associada ao conceito de ensino híbrido, o qual o aluno é incitado a buscar um conhecimento precedente da matéria em questão antes do esclarecimento do professor. Neste modelo a relação professor/aluno se mescla da seguinte maneira: O aluno incide por todos os momentos ao longo da aprendizagem de certo conteúdo sendo o ator principal e buscando o conhecimento segundo seus próprios interesses. Nesse segmento, o professor também assume uma nova ação abandonando de ser a principal fonte de informação e conhecimento para ser o mentor que guia a aprendizagem dos alunos. 



Cursando esta disciplina muito rica em conhecimentos pude experimentar técnicas novas de avaliação e bem como explorar ferramentas interessantes para serem trabalhadas no meu fazer pedagógico. Acredito que a aprendizagem não se concretiza baseada em tempos e espaços específicos, mas sim no entrelaçamento de ideias que podem ocorrer a qualquer tempo e espaço somando pensamentos que constroem o conhecimento. 



Obrigada professora Ana Maria Menezes por ter me oportunizado momentos únicos que serão significativos para resto de minha vida.




REFERÊNCIAS

MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.