Como as Tecnologias da
Informação e da Comunicação (TICs) podem ser usadas de forma pedagógica?
Priscila Gonsales, diretora executiva do Instituto Educadigital, mostra dez
dimensões para o uso pedagógico das TICs.
1 Mudança estrutural no tempo e
espaço: flexibilidade no horário das aulas, na utilização dos espaços
disponíveis na escola e na composição etária das turmas;
2 Estimula a
interdisciplinaridade e a integração entre os docentes: favorece a autonomia e
a criatividade para a criação e realização de projetos em conjunto;
3 Baseia-se na metodologia de
projetos: valoriza não apenas o conteúdo apreendido, mas também o processo
educativo vivenciado pelos estudantes;
4 Favorece o desenvolvimento de
práticas individuais e/ou coletivas que permitam consolidar a aprendizagem, com
ênfase no trabalho diversificado com perfis diferentes de alunos;
5 Promove aulas mais
participativas e menos expositivas: aproximando alunos e professores,
horizontalizando as relações;
6 Utiliza recurso, ferramentas e
demais dispositivos digitais de comunicação: os alunos visivelmente são
protagonistas de sua própria aprendizagem;
7 Introduz conceitos da cultura
digital: pesquisa e seleção de informações, compartilhamento, colaboração,
circulação de conhecimento, uso de licenças livres, uso responsável da
internet, multiculturalidade;
8 Desenvolve e/ou utiliza
espaços e ambientes interativos em redes (sites, comunidades, blogs) no
processo pedagógico: amplia o alcance de comunicação e estimula a autoria de
educadores e educandos;
9 Valoriza a intervenção social
dos estudantes em benefício de sua comunidade, cidade, estado ou país:
possibilita o exercício da cidadania e do empreendedorismo;
10 Cria situações reais e
concretas que possam despertar o interesse e a motivação dos alunos para
aprender cada vez mais: aprendizado significativo.