O ensino híbrido é o
resultado da mistura de métodos de ensino presenciais e online promovendo ao
aluno experiências mais significativas. O educando escolhe como deseja aprender
através de aulas dinâmicas, acessíveis, flexíveis e envolventes que vão de
encontro aos seus anseios. O trabalho colaborativo integrado aos conteúdos
online abre um leque de oportunidades de aprender mais ativamente. Neste novo
paradigma o professor é desfiado a ter habilidades que contemplem facilitar a
utilização das ferramentas digitais como: feedback em tempo real, instruções
bem claras, enfim que possa oportunizar aos alunos formas interessantes de
aprender seguindo as suas expectativas. O nome de “sala de aula invertida” que é
associada ao conceito de ensino híbrido, o qual o aluno é incitado a buscar um
conhecimento precedente da matéria em questão antes do esclarecimento do
professor. Neste modelo a relação professor/aluno se mescla da seguinte
maneira: O aluno incide por todos os momentos ao longo da aprendizagem de certo
conteúdo sendo o ator principal e buscando o conhecimento segundo seus próprios
interesses. Nesse segmento, o professor também assume uma nova ação abandonando
de ser a principal fonte de informação e conhecimento para ser o mentor que
guia a aprendizagem dos alunos.
Cursando esta
disciplina muito rica em conhecimentos pude experimentar técnicas novas de
avaliação e bem como explorar ferramentas interessantes para serem trabalhadas
no meu fazer pedagógico. Acredito que a aprendizagem não se concretiza baseada
em tempos e espaços específicos, mas sim no entrelaçamento de ideias que podem
ocorrer a qualquer tempo e espaço somando pensamentos que constroem o
conhecimento.
Obrigada professora
Ana Maria Menezes por ter me oportunizado momentos únicos que serão
significativos para resto de minha vida.
REFERÊNCIAS
MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
REFERÊNCIAS
MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
Concordo com você Priscila, no modelo de escola híbrida os alunos são os atores principais, pois precisam dominar os conteúdos para avançar, ou seja, eles têm acesso primeiro ao conteúdo por pesquisas ou fazendo uso de tecnologia. No ensino tradicional o aluno tem a oportunidade só de ouvir o professor, sendo que este último é o único detentor e transmissor do conhecimento. Neste sistema, o aluno não tem a vez de falar e refutar, permanece sentado, parado no mesmo lugar, sem fazer nada, só ouvir é permito. Então a escola está em evolução, pois surge um ensino diferente, em que o aluno busca o conhecimento, entende, evolui. Ele tem que progredir e dominar, ser persistente, ou seja, ele é dono daquilo que acontece num ambiente de aprendizagem.
ResponderExcluirNOSSA, Priscilla, e cá estou aqui na sua postagem! Muito obrigada pelo carinho. Eu que agradeço por sua participação conosco. Espero que nossa experiência tenha enriquecido a sua vida docente.
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