quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Ensino Híbrido = Sala de Aula Invertida





 O ensino híbrido é o resultado da mistura de métodos de ensino presenciais e online promovendo ao aluno experiências mais significativas. O educando escolhe como deseja aprender através de aulas dinâmicas, acessíveis, flexíveis e envolventes que vão de encontro aos seus anseios. O trabalho colaborativo integrado aos conteúdos online abre um leque de oportunidades de aprender mais ativamente. Neste novo paradigma o professor é desfiado a ter habilidades que contemplem facilitar a utilização das ferramentas digitais como: feedback em tempo real, instruções bem claras, enfim que possa oportunizar aos alunos formas interessantes de aprender seguindo as suas expectativas. O nome de “sala de aula invertida” que é associada ao conceito de ensino híbrido, o qual o aluno é incitado a buscar um conhecimento precedente da matéria em questão antes do esclarecimento do professor. Neste modelo a relação professor/aluno se mescla da seguinte maneira: O aluno incide por todos os momentos ao longo da aprendizagem de certo conteúdo sendo o ator principal e buscando o conhecimento segundo seus próprios interesses. Nesse segmento, o professor também assume uma nova ação abandonando de ser a principal fonte de informação e conhecimento para ser o mentor que guia a aprendizagem dos alunos. 



Cursando esta disciplina muito rica em conhecimentos pude experimentar técnicas novas de avaliação e bem como explorar ferramentas interessantes para serem trabalhadas no meu fazer pedagógico. Acredito que a aprendizagem não se concretiza baseada em tempos e espaços específicos, mas sim no entrelaçamento de ideias que podem ocorrer a qualquer tempo e espaço somando pensamentos que constroem o conhecimento. 



Obrigada professora Ana Maria Menezes por ter me oportunizado momentos únicos que serão significativos para resto de minha vida.




REFERÊNCIAS

MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.



2 comentários:

  1. Concordo com você Priscila, no modelo de escola híbrida os alunos são os atores principais, pois precisam dominar os conteúdos para avançar, ou seja, eles têm acesso primeiro ao conteúdo por pesquisas ou fazendo uso de tecnologia. No ensino tradicional o aluno tem a oportunidade só de ouvir o professor, sendo que este último é o único detentor e transmissor do conhecimento. Neste sistema, o aluno não tem a vez de falar e refutar, permanece sentado, parado no mesmo lugar, sem fazer nada, só ouvir é permito. Então a escola está em evolução, pois surge um ensino diferente, em que o aluno busca o conhecimento, entende, evolui. Ele tem que progredir e dominar, ser persistente, ou seja, ele é dono daquilo que acontece num ambiente de aprendizagem.

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  2. NOSSA, Priscilla, e cá estou aqui na sua postagem! Muito obrigada pelo carinho. Eu que agradeço por sua participação conosco. Espero que nossa experiência tenha enriquecido a sua vida docente.

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