sábado, 10 de dezembro de 2016

Esplanando sobre o texto "Uma avaliação em ensino online é inovadora?”.



  

O texto da autora Renata Cristina Nunes do Instituto Federal Fluminense – Campus Cabo Frio – aborda uma pesquisa feita junto a grupos de discussão da Unicamp EAD utilizando questionário vinculado ao Google Docs apresentando questões referentes à avaliação em EAD. A mesma apresentou a avaliação em EAD como um desafio, devido às particularidades características desta modalidade levando em conta as pessoas envolvidas (sistema/professores/alunos). Ela faz uma comparação entre as ferramentas usadas na EAD que na maioria são inovadoras e na educação presencial, ressalta ainda o quanto é significativa à presença destas ferramentas tradicionais, tais como: provas e listas de exercícios, sejam em função da legislação em vigor ou da resistência dos profissionais. O “Fórum de Discussão” foi o mais mencionado na pesquisa advertindo que esse formato de avaliação que implica interatividade entre professor aluno e aluno-aluno está constituindo amplamente empregado. Pois um debate online é uma nova forma de avaliação colaborativa e dialógica. No fórum de discussão professor/tutor incentivam a participação e a interatividade do aluno instigando-o a refletir, a problematizar, a argumentar e a contra argumentar, de forma crítica e reflexiva, sobre o tema proposto. Considerando que é essencial a mediação pedagógica dos professores/ tutores, pois é visível que esta intervenção promove uma discussão baseada na interatividade, que oferece subsídios para a realização de uma avaliação contínua na dimensão dialógica e emancipatória. A finalidade destas ferramentas é verificar a capacidade de comunicação e interação do aluno em discutir, de forma crítica e reflexiva, sobre temas inerentes ao assunto em estudo, colaborando também como forma de auxiliar no processo formativo e contínuo dos alunos. Dessa forma, pode-se afirmar que a utilização dos Fóruns e Chats permite o desenvolvimento dessas práticas de avaliação, mesmo considerando suas limitações, mas percebe-se que os professores buscam realizar uma avaliação prezando pelo diálogo e discussão entre os estudantes, levando em consideração a qualidade da participação e a relevância dos comentários de forma geral, sempre na direção de uma aprendizagem colaborativa. 




REFERÊNCIA

NUNES, Renata Cristina. A avaliação em educação a distância é inovadora? - uma reflexão. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 16., 2010, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ABED, 2010. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/152010155747.pdf>. Acesso em: 7 dez. 2016. 

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu texto pois traz de maneira bem clara todos os pontos abordados no texto-base. O mais importante na minha opinião, Priscila, é o fato de, pela pesquisa feita pela autora Renata Cristina Nunes, ser muito forte ainda as marcas do ensino presencial, principalmente o sistema de avaliação, na educação na modalidade a distância; ficando assim subdimensionados recursos tecnológicos que poderiam promover uma avaliação mais inovadora na EAD.

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  2. Olá ! Também gostei muito da sua postagem sobre o texto apresentado para estudo. Conforme a pesquisa da autora Renata Cristina Nunes percebemos o quanto os profissionais envolvidos na EAD ainda utilizam ferramentas tradicionais para lidar com as avaliações nos cursos online. Por outro lado, um ponto positivo que você observou e que devemos levar em consideração neste estudo, foi com relação ao "fórum de discussão ", pois este recurso leva os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem da EAD a participarem de forma dialogada e está sendo considerado importante pelos profissionais desta modalidade.

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