O texto da autora Renata Cristina Nunes do Instituto
Federal Fluminense – Campus Cabo Frio – aborda uma pesquisa feita junto a
grupos de discussão da Unicamp EAD utilizando questionário vinculado ao Google Docs
apresentando questões referentes à avaliação em EAD. A mesma apresentou a
avaliação em EAD como um desafio, devido às particularidades características
desta modalidade levando em conta as pessoas envolvidas (sistema/professores/alunos).
Ela faz uma comparação entre as ferramentas usadas na EAD que na maioria são
inovadoras e na educação presencial, ressalta ainda o quanto é significativa à
presença destas ferramentas tradicionais, tais como: provas e listas de
exercícios, sejam em
função da legislação em vigor ou da resistência dos profissionais. O “Fórum de
Discussão” foi o mais mencionado na pesquisa advertindo que esse formato de
avaliação que implica interatividade entre professor aluno e aluno-aluno está constituindo
amplamente empregado. Pois um debate online é uma nova forma de avaliação
colaborativa e dialógica. No fórum de discussão professor/tutor incentivam a
participação e a interatividade do aluno instigando-o a refletir, a
problematizar, a argumentar e a contra argumentar, de forma crítica e
reflexiva, sobre o tema proposto. Considerando que é essencial a mediação
pedagógica dos professores/ tutores, pois é visível que esta intervenção
promove uma discussão baseada na interatividade, que oferece subsídios para a
realização de uma avaliação contínua na dimensão dialógica e emancipatória. A
finalidade destas ferramentas é verificar a capacidade de comunicação e
interação do aluno em discutir, de forma crítica e reflexiva, sobre temas
inerentes ao assunto em estudo, colaborando também como forma de auxiliar no
processo formativo e contínuo dos alunos. Dessa forma, pode-se afirmar que a
utilização dos Fóruns e Chats permite o desenvolvimento dessas práticas de
avaliação, mesmo considerando suas limitações, mas percebe-se que os
professores buscam realizar uma avaliação prezando pelo diálogo e discussão
entre os estudantes, levando em consideração a qualidade da participação e a
relevância dos comentários de forma geral, sempre na direção de uma
aprendizagem colaborativa.
REFERÊNCIA
NUNES, Renata Cristina. A avaliação em educação a distância é inovadora? - uma reflexão. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 16., 2010, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ABED, 2010. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/152010155747.pdf>. Acesso em: 7 dez. 2016.
NUNES, Renata Cristina. A avaliação em educação a distância é inovadora? - uma reflexão. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 16., 2010, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ABED, 2010. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/152010155747.pdf>. Acesso em: 7 dez. 2016.
Gostei muito do seu texto pois traz de maneira bem clara todos os pontos abordados no texto-base. O mais importante na minha opinião, Priscila, é o fato de, pela pesquisa feita pela autora Renata Cristina Nunes, ser muito forte ainda as marcas do ensino presencial, principalmente o sistema de avaliação, na educação na modalidade a distância; ficando assim subdimensionados recursos tecnológicos que poderiam promover uma avaliação mais inovadora na EAD.
ResponderExcluirOlá ! Também gostei muito da sua postagem sobre o texto apresentado para estudo. Conforme a pesquisa da autora Renata Cristina Nunes percebemos o quanto os profissionais envolvidos na EAD ainda utilizam ferramentas tradicionais para lidar com as avaliações nos cursos online. Por outro lado, um ponto positivo que você observou e que devemos levar em consideração neste estudo, foi com relação ao "fórum de discussão ", pois este recurso leva os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem da EAD a participarem de forma dialogada e está sendo considerado importante pelos profissionais desta modalidade.
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